Artista explicou que a apresentação ainda não tem data para acontecer porque ele está na metade do tratamento e vai ser submetido a um transplante de medula óssea.
O cantor Netinho, de 58 anos, anunciou através das redes sociais, no sábado (10), que planeja voltar aos palcos em um show na cidade de Aracaju, capital de Sergipe, após finalizar o tratamento contra o câncer no sistema linfático.
O artista explicou que a apresentação ainda não tem data para acontecer porque está na metade do tratamento e vai ser submetido a um transplante de medula óssea.
“SE DEUS ME PERMITIR: já estamos programando a data para o meu retorno aos shows. Axé raiz PURO, sem qualquer vulgaridade ou baixaria. Só muita alegria positiva e muita autoestima elevada. MAS NÃO É PARA LOGO. Ainda estou na METADE do meu tratamento de quimioterapia e depois dele ainda farei um Transplante de Medula, sem necessidade de doador, DE MIM PRA MIM MESMO! Mas já aviso: meu show de retorno aos shows SERÁ EM ARACAJU/SE”, disse o cantor.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como o linfoma, e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.
O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, conforme dito pelo cantor Netinho. Já no transplante alogênico a medula vem de um doador.
O procedimento ainda pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, isto é, obtidas do sangue circulante de um doador ou do cordão umbilical.
No dia 9 de maio, Netinho contou que recebeu alta hospitalar e encerrou a terceira fase do tratamento. O artista estava internado no hospital Aliança Star, em Salvador. Ele revelou o diagnóstico do linfoma em março e está mostrando as etapas do tratamento, pela internet.
No dia 26 de fevereiro, Netinho relatou, no site oficial dele, que sentiu dor nas costas e dificuldades para andar após fazer três shows no fim de semana, em cidades de Alagoas e Pernambuco.
A página detalha que as dores surgiram no momento em que ele se deslocava para cortar os cabelos e pegar os figurinos que vestiria no carnaval.
“Meu médico, Dr. Paraná, quando me examinou, pediu para me internar porque ele disse que tenho o corpo muito mexido pela medicina por causa de tudo que eu passei em 2013”, disse ele.
Naquele ano, o artista sofreu problemas vasculares no abdômen, depois teve complicações por conta de uma biópsia hepática, com sangramento no fígado.
“Já fiz três cirurgias no cérebro, tenho quatro stents, uma válvula cerebral. Ele precisa, nesse momento, investigar fundo a dor para saber a causa porque pode ser uma coisa pior ou não. Então, estou fazendo uma série de exames, exames criteriosos”.
Fonte:g1.globo.com/ba
Cantor Netinho planeja volta aos palcos após tratamento contra câncer linfático — Foto: Reprodução/Redes Sociais