Com 15 especialidades pediátricas, o Ambulatório de Pediatria atendeu, na última década, 168.935 pacientes.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, realizou uma visita técnica às obras de reforma e ampliação do Ambulatório de Pediatria e do Bloco Neonatal do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o conhecido Hospital da Mulher. A reforma das unidades é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da autarquia responsável pela administração do Hospital da Mulher, com um investimento superior a R$ 600 mil.
Com 15 especialidades pediátricas, o Ambulatório de Pediatria atendeu, na última década, 168.935 pacientes. Só em janeiro de 2025, foram realizados 1.771 atendimentos.
A visita à obra foi acompanhada pelo engenheiro responsável, Manoel Villas, e pela coordenadora do Bloco Obstétrico, Vanessa Pereira. A inspeção teve início no Bloco Neonatal, onde estão sendo construídos novos vestuários e melhorias no conforto médico, além da ampliação da Farmácia Satélite, da sala de admissão, e da reforma de cinco banheiros, que incluem nova iluminação em LED, reforma hidráulica, das paredes e do piso.
Em seguida, a presidente da Fundação Hospitalar conheceu as instalações em reforma do Ambulatório de Pediatria, cujas obras estão sendo realizadas conforme o cronograma, com previsão de entrega das unidades de saúde administradas pela autarquia municipal em 60 dias.
De acordo com Gilberte Lucas, essa obra é fundamental para o Complexo Materno Infantil, proporcionando mais espaço e conforto para os pacientes. Ela destaca que as reformas vão avançar na assistência materno-infantil e no acompanhamento pediátrico.
“Teremos um novo Bloco Neonatal, que aumentará a capacidade de 6 para 9 leitos, além de possibilitar mais partos simultâneos. O novo Ambulatório de Pediatria será um espaço mais amplo e climatizado, oferecendo mais especialidades e maior número de vagas para atender nossos pequenos com mais humanização e qualidade”, afirmou Gilberte Lucas.
Para a coordenadora do Bloco Neonatal, Vanessa Pereira, a reforma e ampliação do Centro Obstétrico (CO) do Hospital da Mulher vai beneficiar tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, oferecendo mais espaço e conforto para as atividades diárias.
“Essa reforma muda completamente a nossa rotina, proporcionando mais agilidade na execução das atividades. Atualmente, contamos com 6 leitos, mas, com a reforma, teremos 9, o que amplia consideravelmente a capacidade de atendimento com mais conforto e segurança para o paciente”, destacou Vanessa Pereira.
Segundo o engenheiro Manoel Villas, a primeira etapa das obras de reforma e ampliação do Ambulatório de Pediatria, que inclui a ampliação de consultórios médicos, reforma de 2 banheiros, revestimento interno, troca da iluminação para LED, troca de portas, piso e pintura geral, já está na fase final.
“Iniciamos a segunda etapa da reforma do Ambulatório de Pediatria, que incluirá a reforma da recepção, tornando-a mais ampla e climatizada, a reforma do fraudário e a ampliação de três novos consultórios. Com isso, teremos 15 consultórios totalmente reformados e com móveis planejados, tudo novo”, afirmou o engenheiro durante a visita técnica.
Fonte:deolhonacidade.net
Foto: Rafael Marques