Em Pernambuco, estudo ‘Pele Alvo’ mostra que 90% dos mortos em operações policiais eram negros. Segundo especialista, mortes causadas pelas forças de segurança no estado aumentaram cerca de 200% em menos de 10 anos.
O estudo “Pele Alvo”, divulgado nesta quinta-feira (16), aponta que 11 negros foram mortos pela polícia na capital pernambucana em 2022. Outros três municípios do Grande Recife tiveram 100% das mortes pela força do Estado compostas por pessoas negras, são eles:
Igarassu, com 7 mortes;
Olinda, com 6 mortes;
Cabo de Santo Agostinho, com 5 mortes.
Cenário estadual
As forças policiais mataram 91 pessoas em Pernambuco durante 2022. Destas, 78 eram negras, 89,66% do total, segundo os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera a autodeclaração de pretos e pardos.
O Censo do IBGE 2023 aponta para uma discrepância entre a proporção de negros em Pernambuco e a de pessoas mortas pela polícia. Enquanto quase 90% das vítimas eram negras, a fatia da população que se identifica desta forma no estado é de 65,09%.
O levantamento “Pele Alvo” também apontou que o perfil das vítimas fatais das intervenções policiais é jovem. Dos 91 mortos, 62 tinham até 29 anos, 68,13% do total. A vítima mais nova morta pela polícia em 2022 foi uma criança negra de 6 anos, enquanto a mais velha foi um idoso de 75.
Fonte:g1.globo.com
Viatura da Polícia Militar de Pernambuco em frente ao 19º BPM — Foto: Arquivo/TV Globo


















