BYD ficará no mesmo local onde antes funcionava a Ford. Informação foi divulgada nesta quarta (4) e a cerimônia de lançamento das futuras unidades fabris da empresa chinesa está prevista para segunda (9).BYD ficará no mesmo local onde antes funcionava a Ford. Informação foi divulgada nesta quarta (4) e a cerimônia de lançamento das futuras unidades fabris da empresa chinesa está prevista para segunda (9).
A Build Your Dreams (BYD), empresa chinesa que fabrica veículos híbridos e elétricos, confirmou nesta quarta-feira (4), a instalação de uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O funcionamento será no Polo Industrial, mesmo complexo que antes operava a empresa americana Ford.
A cerimônia de lançamento das futuras unidades fabris da empresa chinesa está prevista para a próxima segunda (9) e contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin; o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o fundador e CEO Global da BYD, Wang Chuanfu; e CEO BYD Américas, Stella Li.
A Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil em janeiro de 2021. Na Bahia, cerca de 12 mil trabalhadores diretos perderam o emprego, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do estado. O número chegou em quase 60 mil, quando levados em conta os funcionários indiretos.
Desde o fechamento da fábrica em Camaçari, o governo da Bahia anunciou que estava em contato com a Embaixada da China para sondar investidores.
Em outubro deste ano, a empresa automobilística informou que a fábrica foi vendida para o Governo da Bahia. O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, viajou para a China para iniciar negociações não só da fábrica de automóveis, mas também da ponte Salvador – Itaparica.
Em nota, a BYD afirmou que irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia. As unidades vão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato.
A expectativa da companhia é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, e priorizar a contratação de mão de obra local. No início do funcionamento, são esperadas 5 mil oportunidades de empregos.
Além disso, a empresa pretende instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento para tornar a região no Vale do Silício brasileiro. Um dos principais objetivos do time P&D brasileiro será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.
Fechamento da Ford
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Fábrica fica no Polo Industrial de Camaçari — Foto: Reprodução/TV Bahia
Além dos cerca de 60 mil funcionários diretos e indiretos impactados, o fechamento da fábrica da Ford em Camaçari gerou outros problemas para a capital baiana.
Um deles foi que cidade, conhecida por abrigar o maior Polo Industrial da Bahia, teve cerca de 10% de perda na arrecadação de receitas após o encerramento das atividade fábrica.
Em 2021, o então prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, contou que a cidade tinha uma arrecadação anual de cerca de R$ 1,3 bilhão em impostos. Com o fechamento da fábrica, Camaçari perdeu R$ 30 milhões do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e mais R$ 100 milhões do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da receita líquida.
Um ano depois do encerramento das atividades, a prefeitura de Camaçari informou que cerca de R$ 20 milhões mensais deixaram de circular na cidade. Isso aconteceu porque muitos dos então funcionários da Ford moravam em Camaçari e deixaram o município após perderem os empregos.
Com isso, houve perdas financeiras em diversos setores, como comércio, hospitais e escolas da região.
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Complexo onde ficava a Ford em Camaçari, na Bahia — Foto: Divulgação
Fonte:g1.globo.com/ba