Muitas pessoas apenas existem. Não vivem bem porque não celebram a vida. Mais se parecem com máquinas do que pessoas com alma, coração e sentimentos. Celebrar a vida é viver acima de tudo o momento presente. Viver intensamente aquilo que se está fazendo é um dos segredos para viver feliz.
OUTRAS pessoas vivem em permanente conflito porque misturam o presente, o passado e o futuro ao mesmo tempo, ou seja, o ontem, o hoje e o amanhã, num único momento. Isso cria uma situação de desgaste muito grande. O importante é o agora. O passado não volta mais. O futuro não se sabe se o teremos em nossas mãos.
VIVEMOS rodeados de coisas e passamos por elas como se não existissem: Não vibramos com o sol que nos ilumina e aquece. Não nos emocionamos diante de muitas belezas que a natureza gratuitamente nos oferece. Utilizamos as coisas sem gratidão. Somos insensíveis ao dia e à noite, à beleza do amanhecer e do entardecer. Tudo parece um fato corriqueiro sem vida, que se repete porque tem que se repetir, e a vida fica sem graça e sem beleza.
ESQUECEMOS de valorizar e celebrar o tempo que Deus nos dá e o espaço infinito no qual nos movemos. Esquecemos de agradecer o sol, as estrelas, o vento, a chuva, o frio e o calor. Não agradecemos a terra que nos dá o alimento, a água que sacia a nossa sede, a comida que dá vida ao nosso corpo. Assim, deixamos de celebrar momentos importantes deste maravilhoso universo, que é nossa Casa Comum.
MORAMOS numa casa. Vivemos em família simplesmente porque tem que ser assim, sem perceber a vida que está numa residência, sem sentir o valor da convivência familiar. Temos amigos e nos esquecemos de sentir com eles a alegria que une todas as coisas e o sabor permanente da amizade. Por isso, tudo permanece monótono para quem não sabe celebrar a vida. Celebrar é sentir, é viver o que se faz, é vibrar com a ideia que se tem, com os projetos que se cria, com tudo o que se passa pela cabeça e pelo coração.
TUDO É MAIS fácil e prazeroso nas pessoas que sabem viver felizes e celebrar a vida. Tudo se transformará em mais otimismo, alegria e vitórias. A fé brilhará atravessando e dando sentido a todos os atos. A esperança e a coragem serão a força para vencer todas as barreiras. E porque tudo será celebrado, Deus estará em tudo e em todos, pois Ele é a Festa permanente do coração humano.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br