Entre as ações programadas estão testagem rápida, realização de seminário e distribuição de preservativos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar, no próximo mês, as ações de enfrentamento ao HIV. Testes rápidos, palestras de conscientização sobre a importância do uso do preservativo para prevenção da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, além da realização de um seminário, estão entre as iniciativas previstas para o Dezembro Vermelho em Feira de Santana.
O tema deste ano é “Abraçar vidas, acolher histórias, vencer o preconceito”. A programação é coordenada pela Vigilância de Controle Epidemiológico, por meio do Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids.
As atividades em alusão à campanha começam no dia 1º de dezembro (segunda-feira), com uma mobilização no estacionamento da Prefeitura de Feira, no Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, das 9h às 13h. O público terá acesso a testes rápidos para diagnóstico da sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, vacinação, distribuição de preservativos (masculino e feminino), acolhimento e orientações individuais com profissionais de saúde.
A mesma programação ocorrerá nos dias 6, 13 e 20 de dezembro, sempre das 8h30 às 14h30, nos seguintes locais, respectivamente: Praça da Cidade Nova (redondo do Lelê), Praça do Cruzeiro, na Queimadinha, e Feiraguay. Essas atividades contam com o apoio da Associação de Familiares, Amigos e Pessoas Vivendo com HIV e Aids – Juntos pela Vida.
Durante todo o mês, as unidades da rede municipal de Saúde também vão intensificar as ações de conscientização e diagnóstico, com rodas de conversa, distribuição de preservativos, testagem rápida e palestras. Paralelamente, o Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids ampliará o atendimento na sede do órgão, localizada no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda.
A programação inclui ainda a realização de um seminário — cuja agenda completa será divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde — e atividades nas unidades da rede municipal de urgência e emergência (UPAs e policlínicas).
O diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, destaca a importância da mobilização durante o Dezembro Vermelho.
“Este é um momento essencial para reforçar a prevenção e sensibilizar a população. Quanto mais falamos sobre o HIV e ampliamos o acesso à informação e ao diagnóstico, mais avançamos na quebra de estigmas e na promoção do cuidado integral”, afirmou.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br



















