Na próxima quinta-feira, 27, celebraremos o Dia Nacional de Ação de Graças. Agradecer é um gesto humano e cristão. A virtude da gratidão é a mais sublime de todas as virtudes e a melhor de todas as preces! Nossa existência é um contínuo presente de Deus! Por isso, devemos agradecer a Ele, em todos os momentos, lugares e por tudo.
PORÉM, hoje, numa sociedade dominada pelo egoísmo e pela ganância, o sentimento de gratidão parece não encontrar mais espaço no coração humano. É preciso resgatar esse sentimento como uma forma simples de acreditar no valor da vida, na importância da amizade, na esperança de que é possível superar a violência, a injustiça, a ingratidão, a falta de diálogo e a solidão.
SER AGRADECIDO é saber que o mundo não gira em torno de nós. Não somos o centro de tudo. Ser agradecido é um dom precioso e nem sempre cultivado. Podemos ver um exemplo claro disso no Evangelho de Lucas, capítulo 17, que nos apresenta a cura dos dez leprosos. Apenas um voltou para agradecer. Então Jesus, sentindo a ingratidão, perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove onde estão?” (Lc 17,17).
É NECESSÁRIO agradecer a Deus pela vida, família, amigos, pelas pessoas que com seu trabalho nos ajudam a viver melhor, pela saúde, moradia e natureza. É justo agradecer pelo sol radiante, pela lua, as estrelas, pela água que sacia a sede, a terra que nos fornece alimentos para matar a fome. Um “Muito obrigado” aproxima pessoas fazendo com que se sintam filhos e filhas do mesmo Pai, que faz o sol nascer e brilhar para todos sem acepção de pessoas.
GRAÇAS a Deus! Essa expressão simples que brota do fundo do coração e se transforma em oração, caracteriza o sentimento de gratidão marcante no povo cristão. No Antigo Testamento, particularmente os salmos, expressam, de forma poética e simbólica, a consciência dos dons de Deus na existência humana. “Dai graças ao Senhor porque eterno é seu amor”, canta o salmista.
A VIRTUDE da gratidão é uma presença constante em toda a Bíblia. “É bom render graças ao Senhor” (Sl 92,1). “Bendizei a Deus e rendei-lhe graças diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu” (Tb 12, 6). “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus” (1 Tes 5,18). “Agradeçam sempre a Deus por todas as coisas, em nome de Jesus Cristo” (Ef 5,20). Por isso, cheios de jubilo e coração alegre dizemos: “Obrigado Senhor, por vosso imenso amor!”.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br


















