O Corpo de Bombeiros suspeita que o mau funcionamento de um micro-ondas pode ter sido a causa do incêndio na Blue Zone, área onde fica o Pavilhão dos Países na COP30 (Conferência do Clima das Nações Unidas), nesta quinta-feira, 20, em Belém (PA).
A corporação ainda realiza perícia no local, mas, após averiguação preliminar, suspeita-se que as chamas tenham começado no eletrodoméstico, segundo o UOL. Anteriormente, o ministro do Turismo, Celso Sabino, havia dito que um possível “culpado” seria um curto-circuito ou um celular carregando, e que isso poderia ter ocorrido “em qualquer lugar do mundo”.
Em comunicado, a organização do evento informou que o incêndio foi controlado em aproximadamente seis minutos pelo Corpo de Bombeiros e agentes de segurança da ONU. 13 pessoas foram atendidas no local por inalação de fumaça, e o estado de saúde delas segue sendo acompanhado e o suporte médico necessário foi disponibilizado.
Após o incidente, a ONU passou o controle da área onde ocorrem as negociações para o Brasil e afirmou que o local, temporariamente, não não é mais considerado “uma Zona Azul”. A organização da COP30 garantiu que a Zona Verde permanece aberta e as atividades continuam conforme o programado.
O que aconteceu?
As chamas começaram por volta das 14h, atingiram o Pavilhão dos Países e foram controladas antes das 14h30. A energia elétrica foi cortada na área interna. Por meio de nota enviada à IstoÉ, a organização da COP30 ressaltou que as equipes atuaram prontamente.
Segundo relatos, membros da conferência tentaram, sem sucesso, controlar o fogo com extintores e acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local por volta das 14h15.
De acordo com o ministro Celso Sabino, informações iniciais indicam que o fogo começou na área do estande da China. Ele afirmou ainda que as lonas do pavilhão são antichamas, o que impediu a propagação do incêndio. “Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, completou.
Em uma publicação no X, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que o incêndio foi controlado devido ao trabalho ágil do Corpo de Bombeiros. Além disso, a brigada do evento foi acionada e é “responsável pela gestão do espaço durante a conferência”.
Fonte:istoe.com.br
Incêndio na Blue Zone da COP30 Foto: Adriano Machado/Reuters



















