Segundo as polícias Civil e Militar, a ação começou na terça-feira (11) para intervir na disputa entre organizações criminosas nas cidades vizinhas de São Félix, Cachoeira e Muritiba.
Nove homens morreram e cinco foram presos após uma operação policial na região da barragem de “Pedra do Cavalo”, em São Félix, no Recôncavo da Bahia.
Segundo as polícias Civil e Militar, a ação começou na terça-feira (11) para intervir na disputa entre organizações criminosas na região que abrange as cidades vizinhas de São Félix, Cachoeira e Muritiba. Na ocasião, uma facção local havia trocado tiros com um grupo rival, ligado a uma facção do Rio de Janeiro.
Por meio de nota, a SSP-BA confirmou que todos os alvos, entre mortos e presos, pertencem ao mesmo grupo criminoso. Investigações apontam que se tratam de integrantes do Bonde do Maluco, facção local conhecida pela sigla BDM.
Até a publicação desta reportagem, as identidades dos mortos não foram divulgadas.
Confira abaixo a cronologia do caso
Desde o momento em que o confronto entre as facções rivais começou até a desarticulação de acampamentos utilizados pelos suspeitos em uma área de mata.
11 de novembro – dia em que os confrontos tiveram início
➡️ Moradores denunciaram que havia homens armados na região da “Pedra do Cavalo”, localidade na região que abrange os três municípios. Diversas trocas de tiros foram ouvidas.
➡️ As polícias Civil e Militar foram reforçar as ações de combate ao crime organizado na região. Em meio a isso, houve confronto com suspeitos, na madrugada, e um homem morreu.️ Outros cinco homens foram presos durante a ação.
Ao longo do dia, a Prefeitura de Muritiba chegou a orientar que seus cidadãos não saíssem de casa por conta dos tiroteios. No comunicado, publicado no Instagram, a gestão municipal afirmou que tudo “estava sob controle”, mas orientou que as pessoas ficassem em casa até a normalização completa da situação. A prefeitura também suspendeu as atividades nas unidades de saúde, escolas e repartições públicas do município. No dia seguinte, os serviços foram retomados.
Conforme informações apuradas pela TV Bahia, nas cidades de Cachoeira e São Félix, os campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) suspenderam as aulas. Porém, nenhum outro serviço foi afetado.
12 de novembro
➡️ Mais dois homens morreram em um novo confronto com a polícia, em uma área de mata fechada, às margens da BR-101. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram baleados e levados para um hospital de Muritiba, mas não resistiram aos ferimentos.
Fonte:g1.globo.com/ba
Vídeos mostram suspeitos fugindo por área de vegetação no Recôncavo Baiano — Foto: Redes sociais


















