Além de palestra, foram oferecidos serviços de saúde como testes rápidos, vacinação e aferição de pressão arterial
Agentes de combate às endemias de Feira de Santana participaram, na manhã desta quinta-feira (13), de um momento especial de cuidado e orientação à saúde. O evento, realizado na Unex, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo valorizar os profissionais que atuam diretamente na prevenção e no controle das arboviroses no município.
A abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, da subsecretária Valdenice Gonçalves, do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, da chefe da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, e da coordenadora do Centro de Endemias, Priscilla Soares.
Após a palestra “Cuidar de quem cuida”, ministrada pela psicóloga Ana Elisa Gomes, os participantes tiveram acesso a diversos serviços de saúde, como vacinação, testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites B e C e HIV, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimentos psicológicos, nutricionais e fisioterapêuticos.
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, destacou a importância dos agentes de endemias para a rede municipal de saúde.
“Muitas vezes, esses profissionais estão no campo e não conseguem ter essa pausa necessária. Por isso, paramos hoje para mostrar o quanto eles importam para nós e para a saúde, trazendo um olhar de acolhimento e aproximação”, ressaltou.
Com 16 anos de atuação no serviço, o agente de combate às endemias Antônio Machado, que trabalha nos bairros Viveiros e Pedra do Descanso, agradeceu à gestão municipal pela iniciativa.
“Saímos um pouco do campo, da rotina, pra poder também cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Agradeço à coordenação e ao secretário por esse momento, porque a gente precisa disso também pra cuidar da nossa saúde”, afirmou.
Marilu Argolo, de 58 anos, com 27 dedicados à função, aproveitou para aferir a pressão e reencontrar colegas.
“Esse é um momento também para rever os colegas, pessoas que não via há 20 anos. É um encontro pra trocar ideias e cuidar da nossa saúde. Às vezes a gente relaxa um pouquinho, e aqui é uma oportunidade de ver como estamos”, contou.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Fotos: Renata Leite


















