Novas vagas foram divulgadas nesta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Salvador. Convocados fizeram concurso da SEAP em 2024.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (4), durante coletiva de imprensa em Salvador, a abertura de 750 vagas para o concurso da Polícia Civil. Além disso, 153 pessoas que foram aprovadas no concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) em 2024, foram convocadas.
As vagas são para delegado, escrivão e investigador. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre o concurso, como a data de inscrição e os salários dos concursados.
Além das 750 vagas do novo concurso da Polícia Civil, o governador afirmou que 120 pessoas aprovadas em concursos anteriores da polícia e do Corpo de Bombeiros serão convocadas.
Em 8 de outubro, Jerônimo Rodrigues já havia anunciado a realização de oito novos concursos públicos que irão viabilizar o provimento de 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração pública estadual.
Na mesma coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, anunciou a implementação de 153 viaturas policiais – dessas, 76 viaturas descaracterizadas da Polícia Civil, para o trabalho de inteligência da polícia para o combate do crime organizado.
Convocados SEAP
Os candidatos convocados nesta terça-feira, foram aprovados na turma dois do Concurso Público de 2024. Com a nova convocação, serão preenchidas 153 vagas adicionais para o cargo de Agente Penitenciário, totalizando 440 vagas.
O curso de formação de Policiais Penais terá início em 7 de novembro de 2025, às 9h, com 570 horas/aula, incluindo as atividades práticas. A conclusão está prevista para 26 de janeiro de 2026.
Conforme anunciado na coletiva a de imprensa, a SEAP revê a ampliação de 1.324 vagas e a requalificação de outras 432, totalizando 1.756 vagas em unidades prisionais.
Além disso, há o projeto de ampliação de seis unidades no interior da Bahia e uma na capital, além da requalificação completa de uma unidade prisional em Salvador.
Fonte:g1.globo.com/ba
Coletiva de imprensa aconteceu em Salvador — Foto: Lisboa Júnior/ TV Bahia


















