O mutirão, que já está em sua 11ª edição, oferecerá uma série de atendimentos gratuitos, como exame de fundo de olho, glicemia capilar e aferição da pressão arterial.
Durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (30), o Dr. Hermelino de Oliveira Neto fez um importante alerta sobre os perigos do diabetes e anunciou a realização do 11º Mutirão do Diabético, que acontecerá no dia 8 de novembro, das 7h às 11h, na Clihon Hospital de Olhos, localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 892, centro da cidade.
Segundo o especialista, o diabetes é uma das doenças que mais causam mortes no mundo, superando até mesmo o câncer e a AIDS.
“O diabete é uma doença que acomete da cabeça ao dedão do pé e é uma doença que mata mais do que o câncer e do que a AIDS, que são duas doenças importantes”, alertou.

Foto: Isabel Bomfim
Ele destacou ainda que os pacientes diabéticos têm três vezes mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), além de apresentar alto risco de perda de visão.
“Essa doença no olho causa alterações que levam à cegueira. É a causa mais frequente de cegueira em indivíduos de 20 a 40 anos, principalmente entre os diabéticos não controlados”, explicou.
O mutirão, que já está em sua 11ª edição, oferecerá uma série de atendimentos gratuitos, como exame de fundo de olho, glicemia capilar e aferição da pressão arterial. A ação também contará com a parceria da Unex, que disponibilizará profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, educação física, fisioterapia e odontologia.
“Muitos pacientes diabéticos não sabem que têm a doença. Por isso, esse mutirão é tão importante. Todos os atendimentos serão gratuitos. O paciente não pagará absolutamente nada”, reforçou o médico.
Para participar, é necessário levar documento de identidade e, se possível, o cartão do SUS. A iniciativa é uma realização da ONG Unidos pelo Diabético, de atuação mundial, que será representada em Feira de Santana pela Clihon Hospital de Olhos.
“Na cidade de Feira de Santana, estimamos que existam entre 50 e 70 mil pessoas com diabetes. Se considerarmos a região metropolitana, esse número pode chegar a cerca de 2 milhões de habitantes afetados direta ou indiretamente. É um número muito grande, e o mundo já ultrapassa os 5 milhões de diabéticos”, concluiu.
Serviço:
11º Mutirão do Diabético de Feira de Santana
Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 7h às 11h
Local: Clihon Hospital de Olhos – Rua Barão do Rio Branco, nº 892, Centro
Documentos: RG e Cartão do SUS (se disponível)
Fonte:deolhonacidade.net
Foto: Isabel Bomfim


















