Defesa de Sérgio Ricardo Matos da Costa diz que ele não sabia que Arnaldo Augusto Pereira estava vivo e que não recebeu nada pela assinatura.
O médico legista que assinou a declaração de óbito falsa de Arnaldo Augusto Pereira, ex-auditor da “máfia do ISS” preso na Bahia, passou a ser investigado pelo Conselho Regional de Medicina do estado (Cremeb) nesta segunda-feira (20). A informação foi divulgada pela entidade.
Arnaldo foi localizado na cidade de Mucuri, no sul baiano, na quarta-feira (15), após forjar a própria morte para escapar de condenações em São Paulo (SP), onde atuava na prefeitura. Na sexta (17), ele teve prisão temporária convertida em preventiva, durante audiência de custódia.
O médico foi identificado como Sérgio Ricardo Matos da Costa, de 60 anos. Além de atuar no Instituto Médico Legal (IML), o profissional já lecionou na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Segundo o Cremeb, uma sindicância foi aberta contra ele pela Corregedoria.
Segundo o Ministério Público (BA), o ex-auditor fiscal confessou que pagou R$ 45 mil para obter o documento falso. Com a declaração de óbito em mãos, ele conseguiu tirar uma certidão, que foi anexada aos processos e, assim, se livrou de decisões judiciais. Com isso, ele também garantiu a liberação de bens que estavam retidos.
Em entrevista à TV Bahia, para o Fantástico, o advogado João Passos, que faz a defesa do médico, infirmou que ele não sabia que Arnaldo Augusto estava vivo e que não recebeu dinheiro pela assinatura do documento.
“Doutor Sérgio Ricardo tem mais de 30 anos de profissão, não tem nada que desabone a conduta dele, nunca respondeu a nada na sua vida e foi vítima também de um golpe, o golpe do Arnaldo”, informou João Passos.
Segundo a defesa de Sérgio Ricardo, uma pessoa se passou por um familiar de Arnaldo e pediu que o médico assinasse o documento. Para isso, enviaram um vídeo do falso morto deitado em um sofá. Pelas características, se trata do ex-auditor fiscal.
“Sérgio Ricardo está à disposição da Justiça e das autoridades policiais, vai comparecer espontaneamente, dar suas declarações e provar sua inocência”, afirmou.
Fonte:g1.globo.com/ba
Médico que assinou declaração de óbito falso do ex-auditor da ‘máfia do ISS’ é investigado na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais