Último prata da casa a começar uma partida foi Evertton Araújo, que chegou ao clube já no sub-20; jogadores da base vivem polêmicas recentes
A escolha do Flamengo por Filipe Luís levantou uma expectativa sobre a maior utilização das categorias de base no time principal. O que se vê, porém, é um caminho já feito por outros treinadores nos últimos anos: pouco espaço e prioridade aos experientes. A última vez que um jovem criado na casa foi titular completou dois meses na última quinta-feira.
A última escalação com um jogador da base começando foi contra o Mirassol, em 9 de agosto, quando Evertton Araújo iniciou a partida. Naquele momento, inclusive, o jovem engatava uma sequência de quatro partidas consecutivas como titular. Depois, perdeu espaço. Dos 12 jogos seguintes, ele entrou sete minutos em um e 13 no outro. Ele foi relacionado e ficou no banco e outras 10 oportunidades.
Antes da partida contra o Bahia, o Fla chegou a cinco jogos seguidos sem sequer utilizar um atleta da casa. A última vez havia sido contra o Juventude, quando Wallace Yan entrou na vaga de Arrascaeta no intervalo.
Um levantamento feito pelo ge em maio mostrou que Filipe Luís havia utilizado 14 garotos da base desde que assumiu a equipe principal. Esse número aumentou para 15 com uma partida feita por Victor Hugo antes de ser novamente emprestado.
Veja os jovens usados por Filipe Luís:
Wesley: 41 jogos
Evertton Araújo: 38 jogos
Wallace Yan: 24 jogos
Matheus Gonçalves: 22 jogos
Matheus Cunha, João Victor e Cleiton: 6 jogos
Lorran: 4 jogos
Guilherme: 3 jogos
Shola e Daniel Sales: 2 jogos
Pablo Lúcio, Joshua, João Alves e Victor Hugo: 1 jogo
Filipe se igualou a Abel Braga, se tornando o terceiro que mais utilizou a base desde 2019. Rogério Ceni lidera a lista, com 19, e Dorival Jr. aparece em seguida, com 16.
Fonte:ge.globo.com



















