Ao todo, são 20 desses equipamentos; no início do ano, apenas dois estavam funcionando
A recuperação dos poços artesianos localizados na zona rural de Feira de Santana será uma das prioridades da Secretaria de Agricultura nas próximas semanas. Ao todo, são 20 desses equipamentos. No início do ano, apenas dois estavam funcionando.
O serviço deverá ser concluído antes da chegada do verão, segundo o secretário, quando os problemas derivados da falta de água começam a castigar moradores de distritos e povoados, caso não caiam as tradicionais trovoadas do período.
Os primeiros poços que deverão passar por revisões na estrutura e nos maquinários são os que abastecem moradores do distrito de Jaguara, que totalizam nove – alguns deles, devido à qualidade da água, são equipados com dessalinizadores, que a tornam potável.
Silvoney Araújo disse que Jaguara, devido ao seu clima semiárido e à extensão do seu território, é o distrito onde os problemas decorrentes da estiagem se potencializam. “Não que os outros não enfrentem dificuldades, mas a localização geográfica de Jaguara complica”.
Os poços artesianos em atividade são fundamentais para acelerar o serviço de abastecimento de água por caminhões-pipa, nas localidades não atendidas pelas redes oficiais, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, quando há significativo aumento na demanda.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br