A palavra “anjo” vem do Latim e significa mensageiro, enviado e embaixador. Deus deseja se comunicar com o ser humano e, para isso, utiliza os anjos como porta-vozes. Eles fazem a ligação entre o céu e a terra, entre Deus e a humanidade e recebem o nome de heróis: “Bendizei o Senhor, seus anjos todos, heróis e poderosos mensageiros” (Sl 102,20). A palavra anjo aparece três mil vezes na Bíblia Sagrada.
NO ANTIGO Testamento, os anjos aparecem como manifestação de Deus na história do povo de Israel, para que ele fosse fiel à missão que o Senhor lhe confiava. No Novo Testamento, anunciam o nascimento de Jesus e o acompanham a vida toda. Estão presentes em sua Paixão e Morte e são testemunhas de sua Ressurreição. Nos Atos dos Apóstolos a presença dos anjos vai marcando os primeiros passos da Igreja.
OS ANJOS são seres inteligentes, sem corpo, invisíveis e imortais, destinados a servir os seres humanos. A missão deles é iluminar nossa inteligência, conhecer a vontade de Deus, proteger-nos e conduzir-nos nos caminhos do bem para alcançarmos a salvação. A Escritura Sagrada afirma que Deus dará ordem a seus anjos, “para te guardarem em todos os passos. Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra” (Sl 91,11-12).
ALÉM dos anjos, a Bíblia Sagrada, fala de três arcanjos que lhes dá o nome e determina a sua função. Miguel significa: Quem como Deus? É o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor do Povo de Deus e o padroeiro da Igreja Católica. Gabriel significa: Força de Deus ou Enviado de Deus. Anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria o nascimento de Jesus. Rafael significa: Deus curou. Acompanha e protege Tobias em sua viagem e cura-lhe o pai cego. É invocado como curador de doenças e guia dos viajantes.
TODOS nós temos, também, um Anjo da Guarda, que nos protege e acompanha durante toda a nossa vida e nos conduz à vida eterna. O livro de Exodo afirma: “Mandarei um anjo à sua frente, para que te guarde pelo caminho e te conduza no lugar que eu preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde. Mas, se de fato ouvires a sua voz e fizeres tudo o que te disser, eu serei inimigo dos teus inimigos…” (Ex 23,20-22).
O ANJO da Guarda é nosso verdadeiro amigo porque, apesar de nossas fraquezas, continua ao nosso lado dia e noite. Portanto, tenhamos sempre confiança nele e, além de nossas necessidades espirituais, podemos pedir que nos ajude a conseguir emprego, saúde e para que tenhamos uma boa viagem nos caminhos da vida. A ele rezemos todos os dias: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém!”.
Dom ItamarVian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br