Gigante inglês chega perto de 500 milhões de euros em reforços; dos 10 clubes que mais investiram, nove são da Premier League, que sobrou no mercado de verão europeu
Se encerrou nesta segunda-feira o período para transferências de meio de ano nos cinco principais mercados da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália). O Liverpool foi, de longe, o clube que mais investiu em reforços em todo o mundo: 489 milhões de euros, o equivalente a R$ 3,1 bilhões. E esta foi a janela com mais gastos em contratações em toda a história do futebol, em valores absolutos.
O Liverpool fez um movimento sem igual no mercado . O clube inglês foi atrás de reforços em todas as posições: goleiro, lateral, zagueiro, meia e atacante. Na mesma janela em que contratou Ekitiké por 90 milhões de euros e pagou ainda mais para tirar Wirtz do Bayer Leverkusen, desembolsou valor recorde para trazer Isak do Newcastle.
A marca poderia ter sido ainda maior, mas o Crystal Palace mudou de ideia na última hora e não liberou o seu capitão, o zagueiro Guehi.
O clube que chegou mais perto do Liverpool foi o Chelsea, que se comprometeu a pagar 328,1 milhões de euros nos próximos anos pelas contratações da recém encerrada janela. Do top 10 de clubes que mais gastaram com reforços, nove são da Premier League. O intruso é o Bayer Leverkusen, da Bundesliga.
Clubes que mais gastaram no verão 2025*:
Liverpool – 489 milhões de euros
Chelsea – 328,1 milhões de euros
Arsenal – 293,5 milhões de euros
Newcastle – 288,8 milhões de euros
Manchester United – 250,7 milhões de euros
Nottingham Forest – 236,9 milhões de euros
Tottenham – 210,6 milhões de euros
Bayer Leverkusen – 198,1 milhões de euros
Sunderland – 185 milhões de euros
Manchester City – 176,9 milhões de euros
Fonte:ge.globo.com
Liverpool anunciou a contratação do centroavante sueco Isak, ex-Newcastle — Foto: Divulgação / Liverpool FC