Colegiado terá representantes da sociedade civil e do poder público para fortalecer a identidade cultural de Feira de Santana
Na última terça-feira (26), o prefeito José Ronaldo deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana para o biênio 2025-2027. O colegiado, de caráter consultivo, tem como objetivo assegurar a participação democrática da sociedade na formulação, execução e acompanhamento das políticas culturais do município.
Entre as atribuições do colegiado estão a elaboração de propostas, a articulação com os diversos segmentos que integram a cena cultural, o acompanhamento de projetos e editais e a fiscalização da execução das políticas deste setor, inclusive na locação dos recursos liberados pela Lei Aldir Blanc, que disponibilizou 16 milhões para a cultura feirense em 2024. Em entrevista, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, destacou a importância do conselho como espaço de diálogo entre poder público, artistas, produtores e comunidade.
“Sem sombra de dúvidas, o Conselho é fundamental para acompanhar a aplicação dos recursos destinados à cultura, incentivar a valorização da identidade, da memória e da diversidade cultural, além de fortalecer o setor no seu papel de desenvolvimento social e econômico”, afirmou.
O Conselho é composto por representantes da sociedade civil e do poder público, todos com mandato de dois anos. Enquanto os representantes governamentais são indicados, os da sociedade civil são eleitos por seus pares em diferentes segmentos artísticos e culturais.
Cristiano Lobo, que integra o conselho como presidente, parabenizou os novos representantes e reforçou o compromisso de sua gestão em atuar de forma transparente e dialogada. “Estamos com o mesmo propósito de juntos construirmos uma identidade e fortalecermos a cultura de Feira de Santana. O Conselho é uma conquista da cidadania e um instrumento essencial para o desenvolvimento cultural da cidade”, concluiu.
Fonte:deolhonacidade.net
Foto: ACM