Exame tem tecnologia brasileira e foi disponibilizado pelo SUS no mês de agosto. No estado, teste está disponível em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
O Ministério da Saúde implementou um novo teste gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), para a detecção do papilomavírus humano (HPV). Na Bahia, nesta terça-feira (26), o exame já está disponível em unidades de saúde de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
O teste molecular de DNA-HPV foi desenvolvido 100% no Brasil pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), em uma parceria entre a Fiocruz e o Governo do Paraná. Através dele, é possível detectar 14 genótipos do HPV antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais.
Para ter acesso ao novo teste molecular DNA-HPV, basta marcar uma consulta ginecológica regular nas policlínicas especializadas de Camaçari. O público-alvo do exame são mulheres de 25 a 64 anos.
Nesta reportagem, o g1 explica como o teste funciona e qual é a importância de fazê-lo.
Substituição do Papanicolau
De acordo com o Ministério da Saúde, o teste vai substituir gradativamente o exame Papanicolau, que passará a ser realizado apenas para confirmação de casos em que o teste DNA-HPV der positivo.
As principais diferenças em relação ao Papanicolau estão relacionadas ao tipo de leitura e a periocidade. No novo exame, é feita a leitura do DNA da paciente e, caso dê negativo, ela só precisa refazê-lo em cinco anos.
Além disso, o teste molecular de DNA-HPV tem uma maior sensibilidade diagnóstica, reduz a necessidade de exames e intervenções desnecessárias.
Outra vantagem é o rastreamento equitativo e de alta performance, que alcança mulheres em áreas remotas ou com menor oferta de serviços.
Fonte:g1.globo.com/ba
Teste DNA-HPV, disponível no SUS. — Foto: João Risi/Ministério da Saúde