De janeiro a julho deste ano, 213 novos casos foram registrados. Maioria dos novos diagnósticos é entre jovens.
Os casos de HIV/Aids em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, cresceram 10,36% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De janeiro a julho deste ano, 213 novos diagnósticos foram registrados no Centro de Referência Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais. Em 2024, foram 193 casos nesses sete primeiros meses e 351 registros em todo o ano.
Quanto ao cenário em 2025, a maioria dos infectados são homens, com 161 ocorrências. Outras 52 pessoas com o vírus são mulheres. O levantamento indica ainda que a maior prevalência é em jovens de 19 a 24 anos.
Assistência de saúde
Atualmente, Feira de Santana possui 5.531 pessoas cadastradas no serviço de assistência do Centro de Referência. Desse total, 4.428 estão sob acompanhamento, entre elas, 24 crianças em tratamento e gestantes que recebem atendimento especializado durante o pré-natal.
Diagnóstico tardio e preconceito preocupam especialistas
Segundo a médica infectologista Melissa Falcão, um dos fatores que contribuem para o aumento dos casos é o diagnóstico tardio. Muitos pacientes descobrem a doença já em estágio avançado, quando surgem doenças oportunistas.
“O HIV pode ser silencioso por até 10 anos. Durante esse período, mesmo sem sintomas, a pessoa transmite o vírus. Por isso, o uso do preservativo deve ser mantido em qualquer relação e o teste deve ser feito regularmente”, explicou.
Melissa também destacou que o preconceito ainda é um dos maiores obstáculos enfrentados pelos pacientes. “Muitas preferem adoecer do que vir no serviço público. O medicamento é 100% gratuito e não é vendido em farmácia. Então, independente da condição financeira da pessoa, todos terão que pegar o serviço de saúde”, ressaltou a médica.
Fonte:g1.globo.com/ba
Casos de HIV/Aids aumentam mais de 10% em Feira de Santana — Foto: TV Subaé