Goleiro iguala as 1.390 partidas disputadas por Peter Shilton, lenda do futebol inglês
Fábio conseguiu mais uma marca impressionante. Neste sábado, na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, no Maracanã, o goleiro do Fluminense se tornou o atleta com mais jogos disputados na história do futebol mundial — igualando os 1.390 de Peter Shilton, ex-goleiro e lenda do futebol inglês.
Se entrar em campo na próxima terça, contra o América de Cali, pela Copa Sul-Americana, Fábio chegará a 1.391 jogos na carreira e se tornará o recordista absoluto de partidas na história do futebol.
– Essa marca aí é de muito antes de eu nascer. Deus me deu esse dom. Tenho que agradecer a todos que fizeram parte da minha vida, meu pai, mãe, irmãs, amigos, minha esposa… Tento ser um ser humano correto. O importante é ajudar meus companheiros. Gratidão, mas sem Deus nada seria possível. São jogos difíceis e estamos enfrentando equipes de muita qualidade. Sempre buscando os objetivos, que são os títulos – disse Fábio, após a partida.
Sobre os números de Fábio, os dados utilizados pelo ge se baseiam na pesquisa confirmada pelo Fluminense e se dividem em 976 pelo Cruzeiro, 234 pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante.
Há diversas contagens envolvendo Fábio, mas que esbarram no mesmo problema: os números por Athletico-PR e União Bandeirante. No caso do Furacão, foi informado ao ge que ele nunca atuou profissionalmente pelo clube — é comum ver rankings que incluem 16 partidas, que foram disputadas nas categorias de base
Quanto ao União Bandeirante, que fechou as portas, o número de 30 jogos veio após consulta ao Fluminense, que confirmou a contagem através de sua própria pesquisa.
Quanto a Peter Shilton, os 1.390 jogos se baseiam no Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro no seu site oficial, e o IFFHS, o maior instituto de registro estatístico do futebol. Há rankings na Inglaterra que o colocam com mais partidas, mas tais contas incluem jogos amistosos.
Fonte:ge.globo.com