Pandemia causa queda importante em consultas médicas para prevenção câncer de próstata
A campanha mundial Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial com a prevenção ao câncer de próstata. A doença é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos. No Brasil, onde um homem morre a cada 38 minutos devido a tumor na próstata, esse cuidado com a saúde precisa ser permanente. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que ao longo desde ano a previsão é a de que sejam diagnosticados 65 mil novos casos de cânceres de próstata.
Na opinião de Dr. Rodrigo Serapião, médico urologista credenciado à União Médica, a importância de prevenir o câncer de próstata é fundamental para que o paciente consiga não somente a cura, como também um aumento na qualidade de vida devido aos efeitos nocivos do próprio tratamento para a enfermidade. “Este mês é dedicado ao alerta para a prevenção ao câncer de próstata, doença muito incidente e que causa inúmeros danos à população masculina. Vale ressaltar, que a única prevenção para este tipo de câncer é a detecção precoce. Afinal de contas, o quanto mais cedo diagnosticar esta doença, mais efetivo e menos mórbido é o tratamento, ou seja, conseguimos chegar a uma taxa de cura de ate 90% e também diminuir bastante o dano causado pelo procedimento na doença em estágio avançado. Daí a importância da detecção precoce como forma de prevenção ao câncer de próstata”, alertou Dr. Rodrigo Serapião.
Ainda segundo o urologista, é importante salientar que o Novembro Azul não está chamando a atenção tão somente para o cuidado com a próstata, mas também visa lembrar todos os homens sobre a saúde masculina de forma geral. “A situação atual é preocupante, pois tradicionalmente o homem procura muito menos o médico para fazer checkup do que a mulher. Isso se agravou ainda mais na pandemia, o que fez com que muitos homens já chegassem ao consultório com o câncer de próstata avançado. A campanha Novembro Azul enfatiza, assim, a necessidade de os homens retomarem os cuidados com a saúde e voltarem a ir ao médico. Desta forma, outras patologias podem e devem ser diagnosticadas a tempo de serem tratadas”, pontuou o médico.
A importância da prevenção
O câncer de Próstata é uma doença silenciosa e que só apresenta sintomas quando já está avançada. Especialistas da área recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade procurem um urologista ao menos uma vez ao ano, para realizar exames de toque retal e também de sangue, para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico (PSA).
Calcula-se que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata sejam diagnosticados apenas pela alteração no toque retal. Se houver histórico familiar da doença na família, os homens devem adotar essas medidas a partir dos 45 anos. “Então, previna-se e cuide-se, pois quem procura realmente acha e quem acha trata, e quem trata cura”, concluiu Dr. Rodrigo Serapião.
Fonte: ASCOM | União Médica