O Natal vem aí! O mês de dezembro convida famílias e comunidades a se reunirem, em oração, preparando a vinda de Jesus Cristo. Desde os primeiros anos de nossa existência, o Natal, alegra nossa vida. Celebrar o Natal é tornar Jesus Cristo presente entre nós. É o encontro de famílias e de amigos. Como celebrar o Natal deste ano?
O NATAL, para as crianças é a grande festa de sonhos e surpresas. Nas escolas, igrejas, casas comerciais, repartições públicas e particulares os enfeites anunciam mensagens de paz. As tristezas e dificuldades da vida dão lugar, na noite de Natal, a uma experiência de amizade, quando todos se saúdam e trocam presentes. O mais importante, no entanto, é a razão de toda essa festa: o nascimento de Jesus Cristo.
JESUS veio para aproximar as pessoas e eliminar todo o tipo de violência, de discriminações e de opressões. Mas, o ódio e as guerras continuam. Há, também, muitos ressentimentos entre nós. Famílias se desentendem e vizinhos não se saúdam. Os preconceitos distanciam grupos, comunidades e Igrejas. Neste tempo de Natal, somos chamados à reconciliação nas famílias e ao entendimento na sociedade civil. Natal é acolher Jesus Cristo, o Príncipe da Paz!
NÃO BASTA, porém, acolher Jesus entre nós. É preciso reconhecê-lo no outro e criar condições para que cada pessoa descubra e perceba a própria dignidade que nasce dessa presença. Por isso, o melhor serviço que podemos prestar uns aos outros, é respeitar a presença de Jesus em cada ser humano. É nessa perspectiva que devemos entender a defesa do nascituro, o cuidado com os doentes, os idosos, os moradores em situação de rua, os dependentes químicos…
NESTE Natal é necessário incentivar, também, a solidariedade com os irmãos e irmãs. De quem devemos nos aproximar? Cada um conhece seu ambiente e os apelos que lhe são dirigidos. Muitas pessoas necessitadas hão de se alegrar recebendo mantimentos, roupas e muito amor dos que sabem descobrir a beleza do nascimento de Jesus Cristo que veio para servir e doar a sua vida por nós. Ainda hoje, devemos aprender essa lição de Jesus.
O BRASIL precisa de um presente de Natal. Mais do que em outros tempos, necessitamos da graça do perdão, do diálogo, da harmonia social e da solidariedade. Todos nós devemos somar esforços para reconquistar a tranquilidade e a paz em nosso país. Que Jesus, Maria e José – modelo de família unida – nos concedam a graça de trabalharmos unidos para o bem do povo brasileiro.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br