Apresentador havia sido internado com H1N1 em julho, chegou a ter alta, mas o caso se tornou uma pneumonia e ele não resistiu.
O apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17) em São Paulo. Segundo o boletim médico do hospital Albert Einstein, ele morreu em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
Silvio chegou a ser internado em julho, quando foi diagnosticado com a doença e teve alta dias depois para a recuperação em casa. No início deste mês, no entanto, ele voltou a ser internado. O quadro evoluiu para uma broncopneumonia.
➡️ A broncopneumonia é um tipo de pneumonia que causa inflamação nos alvéolos, estruturas dos nossos pulmões responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. Já a pneumonia é causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares.
Em alguns casos, uma infecção causada por vírus e bactéria também pode ocorrer ao mesmo tempo.
Confira abaixo como é transmitida, os fatores de risco e os tratamentos de uma pneumonia:
🧪 Tipos de pneumonia
Viral: causada por vírus. A gripe (vírus influenza) e o resfriado comum (rinovírus) são as causas mais comuns de pneumonia viral em adultos. A broncopneumonia de Silvio Santos foi, justamente, causada pelo vírus da influenza (H1N1) como informou o Albert Einstein. O vírus sincicial respiratório (VSR) é a causa mais comum de pneumonia viral em crianças pequenas. Muitos outros vírus podem causar pneumonia, incluindo SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19.
Bacteriana: é causada por vários tipos de bactérias, mas, principalmente, pelo pneumococo.
Fúngica: mais comum em pessoas com problemas crônicos de saúde ou sistema imunológico enfraquecido e em pessoas que inalaram grande quantidade de fungo. Os fungos que causam a doença podem ser encontrados no solo ou em fezes de pássaros, como pombos.
Fonte:g1.globo.com
Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia — Foto: Lourival Ribeiro/SBT