Ambas as formas, consideradas inadequadas, são as mais que atendem mais pessoas nesses municípios. Dados são do Censo 2022, divulgados pelo IBGE.
No Brasil, 21 cidades têm a água da chuva como principal fonte de abastecimento. Outras 68 dependem de carros-pipa, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23).
Todos esses 89 municípios ficam na região Nordeste e têm cerca de 230 mil habitantes. Em Estrela de Alagoas, a 150 km de Maceió, quase todas as casas têm cisternas para armazenar água da chuva no inverno. Nas outras estações, quando a chuva é escassa, é preciso recorrer a carros-pipa.
“A gente consegue juntar água da bica, da chuva. Tem cisternas que enchem rápido, dependendo do tamanho da casa, quando é muito chuvoso. Quando não, junta pouca água. Aí ,quando a gente precisa, pedimos à prefeitura, que disponibiliza carro-pipa”, conta Jeronias Lageiro, que mora na zona rural de Estrela de Alagoas.
O secretário municipal de Proteção, Defesa Civil e Meio Ambiente de Estrela de Alagoas, Edilson Antônio, explica que, após o inverno, a água da chuva dura na cisterna por menos de dois meses. Por isso, a prefeitura fornece carros-pipa para garantir acesso à água no restante do ano.
“No mês de agosto, a chuva para e, em outubro, as cisternas secam. A dificuldade é enorme por um período de cinco a seis meses, no verão e no outono. As cisternas só têm capacidade de ficar com água durante 60, 70 dias. Depois, tem que ser abastecida de outra maneira”, afirma.
Carros-pipa e a água da chuva são considerados duas fontes inadequadas de abastecimento de água, segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), ao lado de rios e lagos. Em todo o país:
1,1% da população depende de carros-pipa;
0,9% de rios, açudes, córregos, lagos e igarapés 0,9%;
0,6% de água da chuva;
e 0,6%, de outras maneiras.
As formas adequadas de abastecimento cobrem 97% da população. São elas:
Rede geral de distribuição: 82,9% da população;
Poço profundo ou artesiano: 9%;
Poço raso, freático ou cacimba: 3,2%;
Fonte, nascente ou mina: 1,9%.
Fonte:g1.globo.com/ ba
Cisternas captam água da chuva pela calha para abastercer as casas em Estrela de Alagoas — Foto: Jeronias Lageiro/Arquivo pessoal